Diálogo com equipes de Saúde da Família sobre parto no pré-natal: uma investigação comunicativa
Visualizar/ Abrir
Enlaces del Item
URI: http://hdl.handle.net/10818/32337Visitar enlace: http://aquichan.unisabana.edu. ...
Visitar enlace: http://aquichan.unisabana.edu. ...
ISSN: 1657-5997
ISSN: 2027-5374 en línea
Compartir
Estadísticas
Ver as estatísticas de usoMétricas
Catalogación bibliográfica
Apresentar o registro completoAutor
De Macedo, Larissa P.; Cangiani Fabbro, Márcia Regina; De Castro Bussadori, Jamile C.; Izidoro Ferreira, GrazianiData
2017Resumo
O diálogo entre gestantes e profissionais de saúde sobre parto pode ser uma importante ferramenta para mudanças na prática de cesáreas no Brasil. Entretanto, a priorização desse tema no pré-natal e a forma como ele é abordado estão diretamente relacionadas à sua valorização e às dificuldades de abordagem. Objetivos: analisar, junto com equipes de saúde da família, os elementos que dificultam a abordagem do parto no pré-natal. Materiais e método: pesquisa qualitativa, que utilizou a metodologia comunicativa para identificar elementos facilitadores e dificultadores para o exercício de uma prática ou benefício. Foram realizados grupos de discussão comunica-tivos com as equipes, entre 2013 e 2014. Resultados: os elementos dificultadores perpassam a formação profissional, o processo e as condições de trabalho nas unidades, que interferem nas atividades educativas, na falta de articulação entre a atenção básica e a hospi-talar, e nas próprias vivências pessoais dos profissionais com o tema, aspectos que influenciam negativamente a abordagem do parto. Conclusões: é necessário investimento na qualificação dos profissionais nas questões referentes ao parto, com espaços de diálogo que permitam explorar as possibilidades de superação das dificuldades institucionais e expressar suas próprias vivências, a fim de desfazer mitos e crenças em relação ao parto. El diálogo entre gestantes y profesionales de la salud acerca del parto puede ser una importante herramienta para cambios en la práctica de cesarianas en Brasil. Sin embargo, la priorización del tema en el prenatal y la forma como este es abordado están directamente relacionadas a su valoración y a dificultades de enfoque. Objetivos: analizar, junto con equipos de salud de la familia, los elementos que dificultan el abordaje del parto en prenatal. Materiales y método: investigación cualitativa, que utilizó la metodología comunicativa para identificar elementos facilitadores y dificultadores para el ejercicio de una práctica o beneficio. Se realizaron grupos de discusión comunicativos con los equipos, entre el 2013 y el 2014. Resultados: los elementos dificultadores permean la formación profesional, el proceso y las condiciones de trabajo en las unidades, e interfieren en las actividades educacionales, en la falta de articulación entre la atención básica y la hospitalaria, y en las propias vivencias personales de los profesionales con el tema, aspectos que influencian negativamente el abordaje del parto. Conclusiones: se necesita inversión en la capacitación de los profesionales en cuestiones referentes al tema, con espacios de diálogo que permitan explorar las posibilidades de superación de dificultades institucionales y expresar sus propias vivencias, con el fin de deshacer mitos y creencias en relación con el parto.
Ubicación
Aquichan Vol. 17, Núm. 4 (2017) p. 413-424
Lugar
Colombia