%0 Journal Article %A Witzel, Denise Gabrielb %8 2012 %U http://hdl.handle.net/10818/14553 %X Based on the concept of truth as formulated in the work of Michel Foucault, specifically the diference the philosopher proposes in his genealogy between truth/demonstration, assessed from the traditional philosophical scientific perspective, and truth/event, this study is intended to shed light on the updating of assertions in the advertising world that give credence to knowledge about being a woman. !ese assertions emphasize two famous Biblical female models exalted for centuries in Christian tradition: Eve (the symbol of sin and destruction) and the Virgin Mary (the symbol of virtue and salvation). By focusing the reconstruction of truth games forged over time in relation to being a woman, the study looks at the historical conditions surrounding the emergence of the images of these two women, the coexistence of these assertions with others, and the principles whereby they subsist to this day, despite having been reinvented. %X A partir del concepto de verdad, tal como es formulado en la obra de Michel Foucault, más precisamente a partir de la diferencia que el !lósofo propone en su genealogía entre verdad/demostranción, valorada por la tradicional perspectiva !losó!co-cientifíca, y verdad/acontecimiento, este estudio propone dar visibilidad a la actualización de enunciados que, en el universo publicitario, legitiman saberes sobre el ser mujer. Son enunciados que dan destaque a dos famosos modelos de mujeres bíblicas, exaltados hace siglos por toda una tradición cristiana: Eva (emblema del pecado y de la perdición) y la Virgen María (símbolo de la virtud y salvación). Al focalizar la reconstrucción de los juegos de verdad forjados en la noche de los tiempos, con relación al ser mujer, los análisis dan visibilidad a las condiciones históricas de emergencia de las imágenes de aquellas mujeres, a la ley de coexistencia de esos enunciados con otros y a los principios segundo los cuales subsisten, aunque reinventados, hasta los días de hoy. %X A partir do conceito de verdade, tal como ele é formulado na obra de Michel Foucault, mais precisamente a partir da diferença que o !lósofo propõe na sua genealogia entre verdade-demonstração, valorizada pela tradicional perspectiva !losó!co-cientí!ca, e verdade-acontecimento, este estudo propõe dar visibilidade à atualização de enunciados que, no discurso publicitário, ao serem repetidos, legitimam saberes sobre o ser mulher. O material de análise é composto por dez peças publicitárias que, em sua rede enunciativa, concedem relevo a dois famosos modelos de mulheres bíblicas, exaltados há séculos por toda uma tradição cristã: Eva (emblema do pecado e da perdição) e a Virgem Maria (emblema da virtude e da salvação). Focalizando a reconstrução dos jogos de verdade instaurados desde tempos quase imemoriais, com relação ao ser mulher, as análises dão visibilidade às condições históricas de emergência das imagens daquelas mulheres, à lei de coexistência desses enunciados com outros e aos princípios segundo os quais subsistem, ainda que reinventados, até os dias de hoje.  %I Universidad de La Sabana %K Juegos de verdad %K Discurso publicitario %K Identidad del femenino. %T Verdades y la producción de subjetividades: un estudio sobre mujeres bíblicas en el discurso publicitario %~ Intellectum